Termômetro do zumbido

O Termômetro do Zumbido ajuda a avaliar de que maneira os pacientes estão vivenciando o zumbido e como eles estão lidando com o zumbido no momento da consulta. Ele também pode ser usado para monitorar as experiências dos pacientes ao longo do tempo e determinar as estratégias de reabilitação mais eficazes para eles. Se houver melhora, você pode mostrá-lo para seus pacientes a fim de ajudá-los a perceber que suas perspectivas de zumbido podem melhorar e lembrá-los do quanto progrediram. 

A escala de classificação utilizada no Termômetro do Zumbido foi adaptada a partir da Escala de Classificação de incômodo do Zumbido, que se baseia em escalas de auto-avaliação para a dor, como a EVA (Escala Visual-Analógica). As questões que compõem esta ferramenta podem complementar outros recursos como o Questionário de Reação do Zumbido (TRQ), o Inventário de Handicap do Zumbido (THI) e o Índice Funcional do Zumbido (TFI).

Como usar a ferramenta

Faça o download do Termômetro do Zumbido e os arquivos em pdf de Documentação do Termômetro do Zumbido para usar durante a consulta. Você também pode enviar a versão online para o seu paciente completar antes de sua consulta.

Faça as perguntas abertas listadas abaixo para estruturar a conversa com o seu paciente. Anote as respostas do paciente nos espaços correspondentes na Documentação do Termômetro do Zumbido. É importante que você utilize a escuta ativa e dê ao paciente espaço para que ele expresse os seus pensamentos e sentimentos - assim, você conseguirá fornecer uma orientação relevante. Este exercício vai demorar cerca de cinco minutos.

1. "Quando você pensa no zumbido, você pensa em quê? Diga uma ou duas palavras que descrevam como você se sente em relação ao zumbido."

Esta pergunta pode ajudá-lo a determinar se seu paciente vivencia o zumbido como um som ou como uma dor física e/ou emocional. Isso pode ser ainda mais explorado, pedindo ao paciente para fechar os olhos e imaginar o que vê quando pensa em seu zumbido e pedindo para que ele descreva com o que isto se parece. 

2. "O que você espera desta consulta?"

Esta questão é importante porque se concentra nas necessidades do paciente em um momento específico. Também ajuda a explorar opções e adequar as expectativas do paciente com relação ao resultado da consulta.

3. "Durante a última semana, houve algum momento em que o seu zumbido foi menos incômodo?".

A terceira pergunta enfatiza quais experiências positivas, se houver, ocorreram em relação ao zumbido do seu paciente. Isso permite que você identifique possíveis estratégias que possam ajudar o seu paciente a lidar melhor com o zumbido. Também pode contribuir para determinar outros métodos (psicoterapia, meditação, ou terapia sonora, por exemplo) que podem ajudar o seu paciente.

Se o paciente não consegue pensar em uma situação, você pode perguntar: "há alguma coisa que você saiba que poderia ajudar com seu zumbido ou que ajudou outra pessoa?". 

Antes de continuar com a escala de classificação no Termômetro do Zumbido, você pode explicar ao seu paciente, "A razão pela qual eu fiz estas perguntas é para medir a 'temperatura do seu zumbido' para descobrir quais as preocupações que você tem sobre o seu zumbido e como ajudá-lo a lidar com elas".

O passo final da ferramenta é fazer com que o paciente classifique o zumbido no  Termômetro do Zumbido. Peça para o paciente marcar um número entre 0 e 10 no termômetro para indicar o quanto que o zumbido o incomodou na última semana. Zero indica que "não incomodou nada", e 10 significa "pior zumbido possível". Pedir ao paciente para avaliar no termômetro seu nível de desconforto é uma maneira eficaz de estabelecer o quão incômodo ou intrusivo é o zumbido de um paciente.

Lembre-se de usar este recurso em cada consulta para verificar como o seu paciente está se saindo ao longo do tempo.

Termômetro do zumbido

Baixe o termômetro do zumbido e a documentação para usar a ferramenta durante seus atendimentos.

Documentação do termômetro do zumbido

Baixe um PDF dos formulários da documentação extra para registrar suas sessões do termômetro do zumbido.